Os vereadores eleitos pelo PS/Açores à Câmara Municipal de Ponta Delgada denunciaram hoje o que consideram ser “uma operação de divulgação de notícias falsas com objetivo de enganar os cidadãos de Ponta Delgada, relativamente à execução orçamental da maior autarquia açoriana”.
É extraordinário que na reunião camarária o Presidente da Câmara Municipal assuma a necessidade de proceder uma segunda revisão do orçamento, devido à falha de execução dos próprios serviços camarários para, depois, divulgar uma nota de imprensa em que responsabiliza a gestão dos fundos comunitários.
José Manuel Bolieiro está, assim, a faltar à verdade aos cidadãos de Ponta Delgada. O único responsável pela autarquia estar já numa segunda revisão orçamental do corrente ano é, exclusivamente, a gestão camarária da responsabilidade do PSD e de José Manuel Bolieiro.
Os vereadores socialistas sublinham que foi o próprio presidente da autarquia que, quando questionado pelo Partido Socialista, admitiu a incapacidade do seu executivo em garantir que fossem concretizados os projetos previstos para a Escola dos Fenais da Luz assim como a aquisição de novas viaturas para a recolha de resíduos.
Não há nada na gestão corrente da autarquia, nem no que concerne ao seu planeamento, que justifique estarmos já perante uma segunda revisão do orçamento.
Já com metade do mandato realizado, os resultados da gestão camarária são desoladores. Este é, porventura, o mandato menos concretizador e menos ambicioso, em largos anos, na autarquia de Ponta Delgada.
A incapacidade da Câmara Municipal em publicitar atempadamente os respetivos procedimentos de contratação, impedindo assim quer a execução material dos compromissos quer a respetiva despesa e, por via disso, o reembolso através de fundos comunitários prejudica, claramente, a economia do concelho de Ponta Delgada.
Mais grave ainda é o facto de o executivo tentar, claramente, transferir para outros a responsabilidade da sua incapacidade em cumprir com os seus compromissos perante os Munícipes de PDL.
Ponta Delgada merece mais e merece melhor.